4 de maio de 2025
Secretaria de Saúde alerta para a baixa vacinação contra influenza em MT
Até o momento, foram aplicadas cerca de 138 mil doses da vacina, o que representa 10,42% da meta de imunização do grupo prioritário. Em Cuiabá, Dia D acontece em 10 de maio.
Prefeitura de Cuiabá
Por: G1 MT
💉A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu um alerta nesse sábado (3) sobre a baixa cobertura vacinal contra a influenza em Mato Grosso. Até o momento, foram aplicadas cerca de 138 mil doses da vacina, o que representa 10,42% da meta de imunização do grupo prioritário.
Segundo a SES, o estado recebeu e distribuiu 856 mil doses do imunizante às prefeituras, que são responsáveis pela aplicação. O grupo prioritário é composto por crianças, idosos e gestantes — considerados mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza, nome científico do vírus da gripe.
A campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá começou no dia 7 de abril. Na capital, todas as 73 unidades básicas de saúde aplicam a vacina.
A vacina protege contra três tipos do vírus da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Para se vacinar, é necessário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com documento de identificação, caderno de vacinação e comprovante de pertencimento a um dos grupos prioritários, como laudo médico ou documento funcional.
Além do grupo prioritário, há também o grupo estratégico, formado por:
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Povos indígenas
Comunidades quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde
Professores do ensino básico e superior
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Integrantes das Forças Armadas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo, portuário e dos Correios
Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema penitenciário
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis