sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Por: Istoé Gente

Gilberto Gil e Chico Buarque, através da Sony Publishing, notificaram a gravadora da ex-baixista da banda Pixies, Paz Lenchantin, por suposto plágio da canção Cálice, composta pelos músicos e lançada em 1979. A informação foi confirmada pela IstoÉ com a assessoria de imprensa de Gilberto Gil.

+‘Saudade’: Gilberto Gil presta homenagem a Preta Gil um mês após sua morte

https://038d7f5d0c524c616614038b0b22a6d2.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-45/html/container.html

+Disney e Universal processam IA do Midjourney: ‘Poço sem fundo de plágio’

A canção acusada é o primeiro single do álbum Triste, primeiro lançado por Lenchantin após sua saída da banda Pixies. Batizada de Hang Tough, foi publicada no YouTube na última segunda-feira, 18. Na descrição do vídeo, aparece escrito em inglês: “escrita por Paz Lenchantin”. Brasileiros encheram a sessão de comentários com queixas sobre o suposto plágio.

https://038d7f5d0c524c616614038b0b22a6d2.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-45/html/container.html

No site de sua gravadora, Paz Lenchantin conta sobre a produção do novo álbum: “Eu tive que fazer este disco sozinha não para provar nada, mas apenas para ter fé que a música poderia me nutrir de volta”. Na gravação da canção acusada de plágio, há participações de seus ex-colegas de banda do A Perfect Circle, Josh Freese (bateria) e Troy Van Leeuwen (guitarra).

Cálice é um dos maiores sucessos de ambos os cantores brasileiros, sobretudo devido a seu contexto político. O nome da canção evoca o duplo sentido com a palavra “Cale-se” para criticar a censura da Ditadura Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.