16 de setembro de 2025
Entenda o motivo de saúde que fez Sofia Vergara faltar ao Emmy Awards 2025
Por: Istoé Gente
Sofia Vergara, 53 anos, surpreendeu seus seguidores ao informar que não conseguiu comparecer ao Emmy Awards 2025, realizado no último domingo, 14, no Peacock Theater, em Los Angeles. A atriz revelou que precisou ir ao pronto-socorro após sofrer uma reação alérgica pouco antes de sair de casa.
Na madrugada de segunda-feira, 15, Sofia publicou nas redes sociais uma foto mostrando o olho direito bastante inchado. “Não fui ao Emmy, mas fui ao pronto-socorro. Desculpem, tive de cancelar! Alergia ocular insana antes de entrar no carro!”, escreveu.
Ela também compartilhou imagens em que aparece deitada em uma maca com o celular ao lado, além de outra mostrando o momento em que lava o olho na torneira. Até o momento, a origem da reação alérgica não foi informada.
A oftalmologista Dra. Aurelita de Assis, do CBV-Hospital de Olhos, explicou à reportagem da IstoÉ Gente que a alergia ocular é uma inflamação da superfície do olho, conhecida como conjuntivite alérgica. “Ela pode ser desencadeada pelo contato com substâncias que provocam alergia, como poeira, mofo, pelos de animais, cosméticos, medicamentos, alimentos, pólen ou irritantes como fumaça e perfumes. Os sintomas mais frequentes incluem vermelhidão, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, coceira e inchaço das pálpebras, que às vezes se estende à conjuntiva, dando aparência de bolha. A coceira geralmente é intensa”, explicou.
A médica orienta que, para aliviar os sintomas, o ideal é lavar o olho com água ou soro fisiológico gelado. “Compressas frias, colírios lubrificantes e antialérgicos também podem ser úteis. Em casos mais severos, pode ser necessário o uso de antialérgicos sistêmicos, como os indicados para rinite alérgica.”
Dra. Aurelita alerta ainda sobre o risco de coçar os olhos: “Esfregar os olhos durante uma reação alérgica pode causar lesões na superfície ocular ou aumentar o risco de infecções e problemas na córnea. É fundamental identificar e reduzir os fatores que provocam a alergia, manter o ambiente limpo, evitar pelúcias e tapetes e cuidar da higiene ocular regularmente.”
Referências Bibliográficas
Dra. Aurelita de Assis Formiga Teódulo é oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos e orientadora de residentes no serviço de oftalmologia ambulatorial e de emergência do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluiu residência médica em Oftalmologia no Hospital de Base do Distrito Federal e possui título de especialista em Oftalmologia concedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e Cultura (CNRM/MEC).
Realizou fellowship em Retina e Vítreo pelo Centro Brasileiro da Visão, além de estágio clínico e cirúrgico no serviço de Retina e Vítreo do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Possui cursos de aperfeiçoamento em Ciências Básicas em Oftalmologia e Ultrassonografia Ocular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é oftalmologista concursada no ambulatório e na emergência do HRT e no Centro Brasileiro da Visão, onde também atuou como preceptora do fellowship em Retina e Vítreo. É filiada ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).