sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Por: Istoé Gente

A arquiteta Beatriz Goulart, esposa do ex-repórter do ‘Fantástico’ Maurício Kubrusly, de 80 anos, revelou que o jornalista já não lê jornais e enfrenta grandes limitações na fala e na memória devido ao avanço da demência frontotemporal.

Pelas redes sociais, ela comentou sobre o estado de saúde do marido e relatou a progressão da doença. “Ele era pura alegria. Há quatro anos, quando ainda morávamos em São Paulo, meu amor começava o dia lendo o jornal para nós. Sinto falta. Da cidade, do papel nas mãos, da voz dele ressoando pela casa. O que permanece são as manhãs e o amor. As notícias, essas já não chegam mais”, escreveu na legenda de uma foto em que Kubrusly aparece lendo no antigo apartamento do casal.

A publicação emocionou seguidores, que enviaram mensagens de apoio. “Um abraço apertado para você”, comentou uma usuária. “Desejo força, coragem e afeto em cada dia desse processo”, disse outra. “A impermanência é dolorosa”, escreveu mais uma.

Muito amado pelo público por causa do quadro Me leva, Brasil, do Fantástico, Kubrusly recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal em 2016. Ele procurou ajuda médica após começar a ter dificuldade para ler o jornal, hábito diário. Inicialmente, os médicos suspeitaram de Alzheimer, mas o tempo confirmou o quadro de DFT.

Com o avanço da doença, o casal decidiu deixar São Paulo e se mudar para a Bahia, para uma cidade localizada a 43 km de Ilhéus. Lá construíram uma casa pensada para o jornalista, com amplo espaço e música — duas de suas grandes paixões.

No ano passado, os dois compartilharam parte dessa nova rotina no documentário Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí, disponível no Globoplay. Na obra, o jornalista já não reconhece muitas das reportagens que produziu, mas ainda se lembra das músicas favoritas e, sobretudo, do nome de Beatriz. Em um dos momentos mais marcantes, ele pergunta: “Você ainda me ama?”. E ela responde: “Sim!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.