18 de novembro de 2025
Juiz afastado por suposta conduta irregular reassume cargo em MT após 140 dias
Medida havia sido determinada após uma inspeção realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, na época, estava investigando a conduta de magistrados, servidores e desembargadores.
Reprodução
Por: Kamila Arruda, TV Centro América
O juiz Renato José de Almeida Costa Filho, afastado em junho deste ano por suposta conduta irregular, reassumiu a 2ª Vara de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, na última sexta-feira (14).
O magistrado, que cumpriu 140 dias de afastamento cautelar, está na carreira desde 2012, quando tomou posse depois de uma aprovação em um concurso público.
A medida havia sido determinada após uma inspeção realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, na época, estava investigando a conduta de magistrados, servidores e desembargadores.
Antes de assumir a unidade em Chapada dos Guimarães, o juiz atuou na Comarca de Colniza, a primeira lotação no estado.
Conforme o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Renato teria sido afastado por baixa produtividade e suposta conduta irregular no cargo.
Com o afastamento dele, quem assumiu foi a juíza Fernanda Mayumi Kobayashi, que também atua no Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá.