29 de outubro de 2021
Com governador na Europa e vice doente, desembargadora assume governo de MT
Maria Helena Póvoas deve assumir nesta sexta-feira (29) o cargo de governadora do estado. O vice-governador Otaviano Pivetta, que estava na função, precisou sair para tratamento médico.
TJMT
Por: Por Luiz Gonzaga Neto, TV Centro América
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, vai assumir nesta sexta-feira (29) o cargo de governadora do estado no lugar de Otaviano Pivetta, que estava na função substituindo Mauro Mendes, que está em viagem para a Europa. A informação foi confirmada pelo TJMT e a cerimônia de posse será às 18h.

Pivetta, que é vice-governador, assumiu o cargo na terça-feira (26) e vai se licenciar para tratamento de saúde, por quatro dias. Quem assumiria seria o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Max Russi, mas ele também viajou com o governador para a Escócia para participar da Conferência do Clima, a COP26.
O governador Mauro Mendes viajou para participar da Conferência do Clima em Glasgow, na Escócia, a COP26, além de outros eventos sobre o meio ambiente. Antes disso, ele está viajando pela Europa.

Nesta sexta-feira, ele publicou no perfil dele, no Instagram, imagens de uma reunião na Dinamarca. “Hoje tivemos mais um compromisso representando Mato Grosso aqui na Dinamarca! Me reuni com o vice-ministro da Agricultura do País, Tejs Binderup, onde apresentei as nossas ações em prol de medidas mais sustentáveis, já que somos o estado do Brasil que mais produz milho, soja, algodão e carne.
Ele disse que também apresentou um balanço das medidas que o estado tem tomado a fim de reduzir o desmatamento ilegal, além do nosso compromisso em neutralizar as emissões de carbono até 2035, já que a meta mundial do programa “Race to Zero”, das Nações Unidas é até 2050.
COP 26
A COP26 começa no domingo (31) e segue até o dia 12 de novembro.
O evento cria um acordo internacional assinado por 197 países com o objetivo de reduzir o impacto da atividade humana no clima.
Ele foi acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, dos secretários da Casa Civil Mauro Carvalho; de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti; de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e de Fazenda, Rogério Gallo, e dos deputados estaduais Max Russi, que é presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e Xuxu Dal Molin.
Neste período, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está sendo presidida pelo deputado Dilmar Dal Bosco.