8 de agosto de 2025
Cuiabá perde mais de 95% dos sócios e vê arquibancadas vazias na Série B
Atualmente na 5ª posição e sendo o segundo melhor mandante da competição, clube conta com apenas 148 sócios
AssCom Dourado
Por: Fagner Oliveira e Pedro Lima — Cuiabá
Mesmo com campanha sólida na Série B, ingressos acessíveis e uma das melhores campanhas como mandante, o Dourado enfrenta um preocupante distanciamento de sua torcida.
Entre 2024 e 2025, o clube enfrentou uma queda vertiginosa no número de sócios e viu sua média de público despencar para menos de 6% da capacidade da Arena Pantanal.
Dentro de campo, o time apresenta desempenho competitivo e ocupa a 5ª colocação, firmando-se como um dos candidatos ao acesso. Fora das quatro linhas, no entanto, a realidade é bem diferente: o clube enfrenta a falta de engajamento com sua torcida.
Segundo números oficiais divulgados recentemente, o Cuiabá conta com apenas 148 sócios-torcedores ativos, uma queda drástica em relação ao início de 2024, quando chegou a contabilizar cerca de 3 mil associados. A redução ultrapassa 95% e coloca o clube entre os últimos colocados no ranking de sócios das Séries A e B.
Estádio vazio, mesmo com ingressos acessíveis
O esvaziamento das arquibancadas acompanha a queda no número de sócios. A Arena Pantanal, com capacidade para 42.968 torcedores, tem recebido, em média, apenas 2.235 pessoas por jogo — o que representa cerca de 5,2% de ocupação.
Os números chamam ainda mais atenção ao se considerar o custo de acesso ao estádio: nas primeiras rodadas da Série B, o Cuiabá teve o quarto ingresso mais barato da competição, com média de R$ 13,38.
Bom mandante
A falta de apoio nas arquibancadas contrasta diretamente com o desempenho técnico da equipe. O Cuiabá é, ao lado da Chapecoense, o segundo melhor mandante da Série B até aqui, atrás apenas do Novorizontino — que tem um jogo a mais. O Cuiabá fez 10 jogos na Arena Pantanal.
Sequência na Arena Pantanal
O Dourado terá pela frente seis confrontos diretos na Arena Pantanal, todos contra adversários que também estão na parte de cima da tabela: Goiás, Coritiba, Novorizontino, Chapecoense, Remo e Criciúma.
Mesmo com a realização de partidas de grandes clubes brasileiros e da Seleção Brasileira ao longo de mais de 10 anos de existência da Arena Pantanal, é o Cuiabá quem detém o recorde de público do estádio. O maior número de torcedores foi registrado na final contra o Operário-PR, com mais de 41 mil pessoas presentes.