quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Por: A Redação

O influenciador digital mato-grossense Ulysses Moraes, conhecido por produzir conteúdos de debates políticos em suas redes sociais em um estilo semelhante ao de Charlie Kirk nos Estados Unidos, denunciou nesta semana ter recebido dezenas de ameaças de morte em mensagens privadas.

Segundo prints publicados pelo próprio Ulysses, um usuário identificado como Lucas Amoreira Oliveira enviou mensagens contendo insultos e incitação explícita à violência (“tinha que ser esfaqueado, morto, queimado e jogado no rio”), além de zombar de suas posições políticas.

Ulysses afirma que procurará as autoridades policiais para que o remetente das mensagens seja identificado e responsabilizado criminalmente. “Esse é o nível das ameaças que recebo por aqui”, escreveu o influenciador ao compartilhar as mensagens em seus stories.

Ameaças se intensificaram após caso de Charlie Kirk

O influenciador também destacou que ataques e ameaças a comunicadores de direita no Brasil se tornaram mais frequentes após o atentado sofrido recentemente pelo comentarista norte-americano Charlie Kirk. “É lamentável que divergências políticas tenham chegado a esse ponto”, disse Moraes.

Investigação policial

De acordo com especialistas em direito digital, ameaças como as recebidas por Moraes configuram crime previsto no artigo 147 do Código Penal, podendo resultar em detenção. A Polícia Civil deve apurar se as mensagens realmente partiram da conta apresentada, identificar o autor e, se for o caso, oferecer denúncia ao Ministério Público.

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram