quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Divulgação/Prefeitura de Cascavel

Por: G1 MT

O Ministério da Saúde realiza, neste sábado (26), a vacinação e a vigilância contra o sarampo em Cáceres, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro, em Mato Grosso, que fazem fronteira com a Bolívia.

Segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução do vírus no país.

“O Brasil é um país que não tem o vírus circulando, mas outros países da América registraram mais de 8 mil casos. Por isso, estamos promovendo o dia D de vacinação. É muito importante que todas as pessoas de 1 a 59 anos procurem os postos de saúde para se imunizar”, ressaltou.

Em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, oito unidades de saúde abertas desde às 8h e seguem até às 16h. São eles: Postão, Santa Izabel, Vila Irene, Vista Alegre, Santos Dumont, Vila Real, Rodeio e Praça Major João Carlos.

A movimentação de pessoas na fronteira entre a Bolívia e o estado de Mato Grosso tem sido motivo de alerta devido à possível propagação de doenças infecciosas. No dia 24 de junho, a Bolívia declarou Emergência Sanitária Nacional, devido ao aumento de casos de sarampo. Até 25 de junho, foram confirmados 63 casos da doença, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

O primeiro caso do ano foi registrado em um bebê pelo Departamento de Saúde de Santa Cruz, em abril. Já o segundo caso ocorreu em uma pessoa que participou de dois eventos, sendo que, em um destes, estavam reunidas mais de 30 mil pessoas de nacionalidade boliviana e outras nacionalidades.

Alerta em Cuiabá

Em junho, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Cuiabá emitiu um alerta reforçando medidas de prevenção para conter a disseminação de sarampo no município, após o aumento de casos na Bolívia. Até o momento, não há casos confirmados da doença na capital.

Medidas de prevenção
💉Realizar a vacinação (Tríplice Viral e Tetra Viral) que está disponível nas unidades de saúde para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas não vacinadas;
🧼Higienizar as mãos com água e sabão: antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; após tossir, espirrar, ir ao banheiro ou cumprimentar pessoas; antes das refeições; ao chegar em casa, no trabalho, em algum ambiente de convívio com outras pessoas;
🍃Manter os ambientes ventilados.
Orientação para viajantes:

Caso apresente os sinais e sintomas da doença, procurar a assistência em saúde imediatamente, relatando o trajeto da viagem e evitar o contato com outras pessoas.

Sinais e sintomas:

Febre alta;
manchas vermelhas;
tosse seca;
irritação nos olhos (conjuntivite);
nariz escorrendo (coriza) ou entupido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.