sábado, 6 de dezembro de 2025

Cedida/Polícia

Por: G1 MT

A Polícia Federal realiza, na manhã desta segunda-feira (1), a Operação Cumpincha, na Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que funciona no Hospital Municipal de Cuiabá, no Hospital Municipal São Benedito e na Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a PF, os mandados têm o objetivo de obter processos de pagamentos decorrentes de aquisições sem cobertura contratual, bem como dados de tramitação de documentos e da execução orçamentátia e financeira das despesas no valor de mais de R$ 7 milhões.

O cumprimento dos mandados, ainda conforme a polícia, ocorre depois que informações solicitadas aos órgão e à empresa pública não foram respondidas ou as respostas revelaram incongruências que devem ser esclarecidas nas investigações.

Em nota, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública esclareceu que, periodicamente, realiza auditoria nos pagamentos efetuados às empresas terceirizadas, em atenção à premissa de transparência nos investimentos públicos. (Leia a nota na íntegra abaixo)

A operação é um desdobramento de uma ação que investiga um esquema que movimentou cerca de R$ 100 milhões entre 2019 e 2021.

Em outubro de 2021, o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, chegou a ser preso preventivamente por suposto envolvimento nas fraudes e teve bens bloqueados. Ele foi solto pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Empresários também foram presos.

Diretoria Administrativa e Financeira da ECSP funciona no Hospital Municipal de Cuiabá — Foto: Luiz Gonzaga Neto/TV Centro América

Nota da Empresa Cuiabana de Saúde Pública:

Sobre ordens judiciais expedidas e cumpridas, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública esclarece que:

– Na manhã de hoje (1), agentes da Polícia Federal cumpriram ordens judiciais de busca e apreensão de documentos perante à Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) da ECSP (que funciona no Hospital Municipal de Cuiabá), no Hospital Municipal São Benedito. Uma equipe também se deslocou até a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas nenhuma mídia ou documento foi apreendido no local;

– Mesmo diante da presença dos agentes, o atendimento nas unidades foi mantido, sem prejuízos aos cidadãos;

– A Empresa Cuiabana de Saúde Pública informa ainda que, periodicamente, realiza auditoria nos pagamentos efetuados às empresas terceirizadas, em atenção a premissa de transparência nos investimentos públicos;

– Reitera que permanece à disposição para o fornecimento de informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.