4 de novembro de 2025
Semana Nacional da Conciliação em MT oferece acordos para finalizar processos em andamento na Justiça
Principais dívidas são contraídas por causa do cartão de crédito, seguido de contas básicas como luz, água e gás.
Pexels/reprodução
Por: G1 MT
A 20ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está sendo realizada até sexta-feira (7) em todos os fóruns do Mato Grosso, com uma programação voltada à resolução pacífica de conflitos. A iniciativa busca aproximar cidadãos e Justiça, estimulando o diálogo e a formalização de acordos sem necessidade de prolongar processos.
Ao longo da semana, estão sendo promovidas audiências de conciliação em processos já em andamento e atendimentos pré-processuais — casos que ainda não se tornaram ações judiciais. As pautas abrangem direito do consumidor, acidentes de trânsito, questões de família, além de mutirões específicos voltados às áreas ambiental e de superendividamento, entre outras.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a conciliação representa uma forma mais ágil, simples e colaborativa de resolver disputas, contribuindo para reduzir o número de processos e fortalecer a cultura do diálogo. Os atendimentos são realizados presencialmente, nos fóruns de cada comarca, das 12h às 19h, e também de forma virtual, garantindo mais comodidade às partes envolvidas.
Embora receba destaque nesta edição nacional, a conciliação é um serviço permanente oferecido pela Justiça Estadual. O TJMT mantém unidades e equipes especializadas em todo o estado para promover acordos e incentivar a pacificação social ao longo de todo o ano.