quarta-feira, 8 de maio de 2024

Clinica Visao
Limpurb

Por: Bruno Vicente

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) encerrou o mês de março com 20 multas aplicadas em empresas que atuam na Capital com o serviço de transporte de resíduos de construção civil e resíduos volumosos. O número é resultado das ações contínuas de fiscalização do descarte de materiais recolhidos pelos chamados “bota-fora”.

Conforme o relatório produzido pela Diretoria de Resíduos Sólidos, 11 empresas foram penalizadas por serem flagradas descartando materiais de forma irregular, totalizando mais de R$ 29 mil em multas. Os processos são lançados no sistema da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), que define os valores conforme o grau de classificação das infrações.

“As empresas que trabalham com esse tipo de atividade devem dar a destinação correta aos materiais. Infelizmente, algumas, não querendo pagar por isso, acabam adotando o descarte irregular como alternativa. Uma ação extremamente danosa ao meio ambiente e à saúde pública, que vamos continuar combatendo”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

As operações são realizadas periodicamente e de forma integrada entre a Limpurb, SORP e Polícia Militar (PM) em diversos pontos mapeados pelo Município como rotas de despejo ilegal. Além das multas, nas abordagens são feitas também orientação/notificação dos motoristas e apreensão dos veículos, de acordo com a dimensão da infração.

Entre as localidades alcançadas pelo trabalho de fiscalização estão bairros como Parque Atalaia, Boa Esperança, Recanto dos Pássaros, Vista Alegre, Tijucal, Pedra 90, Jardim Imperial, Jardim Buriti, Três Barras, entre outros. Nestas regiões, a Limpurb executa constantemente ações de limpeza de bolsões de lixo.

A população cuiabana também pode ajudar a Limpurb a combater esse tipo de irregularidade. Para isso, a empresa pública disponibiliza o Disque Denúncia, possibilitando que, por meio do WhatsApp (65) 99331-7826, o cidadão possa acionar a equipe de fiscalização volante. O atendimento virtual é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

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