domingo, 19 de maio de 2024

Pixabay

Por: Nilton Kleina

A Google adicionou ontem (29) uma nova função que tenta reduzir especialmente em ambientes corporativos os golpes de phishing. A ideia é alertar o usuário a respeito de mensagens que se fingem de oficiais ou enviadas por pessoas que não são os contatos verdadeiros.

O recurso é uma etiqueta em amarelo chamada “External”, que avisa quando o email foi enviado por uma pessoa que está fora da sua rede corporativa ou nem sequer consta na lista de contatos. Dessa forma, o ideal é ter cuidado ao passar informações ou clicar em links enviados na mensagem.

Os administradores de redes podem ativar ou desativar a etiqueta a qualquer momento. Por enquanto, a Google apenas disponibilizou a proteção para o Android e a versão do cliente para navegadores, com um prazo de 15 dias para que toda a comunidade tenha acesso.

A nova sinalização do Gmail: etiqueta em amarelo e aviso na parte inferior da tela.
Fonte: Google

Ela será liberada para clientes do Google Workspace e dos planos G Suite Basic e Business.

A ideia da nova camada de segurança é proteger especialmente funcionários e executivos. O phishing em ambientes corporativos é uma das formas de obter credenciais de acesso para sistemas de empresas, plataformas e até redes sociais — um passo inicial que pode levar ao roubo de dados e até a execução de golpes como ransomwares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.